KKL Brasil Fortalece Vínculo com a Natureza Celebrando o Tu Bishvat em São Paulo
- Seed Marketing Digital
- 19 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de mai. de 2024
Atividades educacionais e plantio sublinham a importância da sustentabilidade e da conexão cultural judaica

O KKL Brasil, em seu esforço contínuo de fomentar a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, celebrou o Tu Bishvat, o Ano Novo das Árvores no calendário judaico, com uma série de eventos expressivos em São Paulo. Essas ações reiteram seu compromisso com a conservação ambiental e a promoção da cultura judaica e do apoio ao Estado de Israel, e reforçam a responsabilidade coletiva na preservação ambiental e na promoção dos valores judaicos de sustentabilidade e renovação, marcando um compromisso duradouro com o meio ambiente e a cultura judaica.
Dentre as atividades, o KKL Brasil lançou sua página especial (www.kkl.org.br/tubishvat) como parte de sua campanha de reflorestação em israel para a revitalização da Floresta de Be'eri, que foi atacada pelos terroristas de Israel no 7 de outubro.
Rudi Solon, presidente do KKL Brasil, aproveitou as celebrações para reforçar a mensagem de união e esperança, especialmente importante em tempos desafiadores. Por meio desses eventos, o KKL Brasil não apenas comemora uma data significativa no calendário judaico, mas também reitera seu compromisso com ações que promovem um mundo mais verde e saudável. "Ao plantar árvores e semear educação, o KKL Brasil celebra o Tu Bishvat com a visão de fortalecer os laços com a natureza e passar adiante os valores de cuidado e respeito pelo nosso planeta, reafirmando a importância da sustentabilidade e da cultura judaica para as futuras gerações", declarou.

O KKL Brasil também realizou uma ação de plantio na Avenida 23 de Maio reuniu mais de 200 voluntários de várias organizações e movimentos, incluindo o coletivo Pedra 90, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Naamat, Wizo, escolas e movimentos juvenis judaicos, além dos CADES das regiões da Sé, Mooca e Perus. Juntos, plantaram 220 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, demonstrando união e comprometimento com o meio ambiente.

Rafael Erdreich, cônsul-geral de Israel em São Paulo, além de plantar uma jabuticabeira, relembrou os participantes do evento da situação que Israel enfrenta na guerra contra o Hamas e trouxe uma mensagem de esperança. “Tu Bishvat é um momento para relembrarmos que como as árvores renascem cada vez mais fortes, o povo de Israel irá renascer mais forte dos desafios que enfrenta hoje”, afirmou.

José Renato Nalini, Secretário da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima) da Prefeitura de São Paulo, enfatizou que “Israel tem essa paixão de restaurar a natureza, fez de um deserto um jardim, e isso deve ser transmitido para todos”.

O evento também contou com a presença do renomado ambientalista e amigo da comunidade judaica, Gilberto Natalini, que reforçou a importância da união e cooperação para o sucesso de iniciativas ambientais.

Além do evento de plantio que celebrou o 470˚ aniversário da cidade de São Paulo, o KKL Brasil organizou atividades educativas no Museu Judaico e na Hebraica de São Paulo, promovendo uma imersão na cultura e ambientalismo judaicos. No Museu Judaico de São Paulo, a diretora de educação do KKL Brasil, Simone Benzinsky, abordou as Shivat Haminim, as sete espécies bíblicas, ressaltando a conexão profunda entre o judaísmo e a natureza.

A música Klezmer, interpretada pela banda klezmer Mazal Tov, foi destaque nas celebrações, simbolizando a rica herança cultural judaica através de suas melodias vibrantes.

Na Hebraica de São Paulo, um plantio simbólico envolveu a comunidade, especialmente as crianças, em atividades de conscientização ambiental, refletindo os princípios do Tu Bishvat de educação ambiental e valorização da natureza para o bem-estar comum.
Comments